Modificações genéticas e suas aplicações na Engenharia Civil
A minha opção profissional é a engenharia civil, que é o ramo da engenharia que projeta e executa obras como edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, etc. O engenheiro civil projeta e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma, estuda as características dos materiais, do solo, incidência do vento, destino ou ocupação da construção. Ele deve se preocupar com questões ligadas a sustentabilidade, impactos ambientais, resistência dos materiais e otimização de custos.
Pesquisando a respeito da profissão e avanços científicos sobre o tema, percebi que a engenharia civil possui uma importante relação com a área da genética. O tema que apresenta a melhor relação entre essas duas áreas é a modificação genética em materiais de construção civil como cimento, madeira e outros, para aprimorar a resistência e eficiência dos mesmos.
Um ótimo exemplo que consegui encontrar nessa relação foi a mais nova descoberta de cientistas do MIT dos EUA, que desenvolveram uma técnica para aprimorar a resistência do cimento usado em construções civis. Eles desenvolveram uma receita em favor da sustentabilidade, onde o dióxido de carbono (CO2) é transformado em blocos de construção civil através da sua mistura com uma espécie de levedura (fungo).
Após todo um processo de fervura e mineralização da levedura, são formados resistentes cristais que ao se juntarem com o CO2 espalhado no ar, permitem a obtenção de um tijolo mais forte, resistente e sustentável.
Dentre outros avanços da genética está a clonagem de árvores, principalmente de eucaliptos resistentes e de fibra reta. Esse cruzamento de espécies que possuem características superiores, diferenciadas entre si, permite produzir árvores especialmente projetadas para determinada finalidade e com uma maior quantidade de atributos desejados. Com isso é possível tornar a madeira, que é um dos materiais estruturais de maior utilização nas construções civis, em um material forte e resistente.
Através disso é possível perceber que a genética está presente e pode ser relacionada com todas as áreas das nossas vidas. A sua importância no desenvolvimento tecnológico da ciência não pode ser negada, uma vez que ela auxilia na criação de novas técnicas sustentáveis e na evolução humana como um todo.
BIBLIOGRAFIA
Esse site apresenta características básicas da estrutura sustentável de alguns materiais, dentre eles a madeira, que é muito usada em construções, e avanços tecnológicos a respeito da durabilidade e flexibilidade dos mesmos.
Este site apresenta todas as informações a respeito do processo de formação de um novo tipo de cimento mais resistente.
Este site apresenta estratégias de melhoramento genético e clonagem de materiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário